Diretoria do SINDIFAZ participa de Mesa de Negociação com o Governo do Estado

A diretoria do Sindicato dos Servidores Fazendários do Piauí (SINDIFAZ) participou de uma reunião na tarde desta quinta (18), onde foi iniciada a Mesa de Negociação Permanente do Governo do Piauí com as entidades que representam as categorias de servidores estaduais. A ação é coordenada pela Secretaria da Administração (Sead) em parceria com a Secretaria das Relações Sociais (Seres). Para a primeira reunião, foram convidados 44 entidades sindicais que representam os servidores.

Entre as pautas debatidas nesta primeira reunião estão o percentual de reajuste de 22% de forma linear para os servidores e a criação de uma política permanente de valorização dos profissionais que atuam no serviço público.

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Administração, que fica localizada no Centro Administrativo, no bairro São Pedro, zona Sul de Teresina. Além dos secretários de Administração, Samuel Nascimento, e de Relações Sociais, Núbia Lopes, também participam os gestores das pastas da Educação, Washington Bandeira, da Segurança Pública, Chico Lucas, da Fazenda, Emílio Júnior e do Planejamento, Washington Bonfim.

O objetivo desta primeira reunião foi ouvir as entidades e elaborar um calendário permanente de negociação. No primeiro momento, o objetivo foi discutir o reajuste salarial dos servidores, mas o espaço deve discutir permanentemente as questões específicas das categorias através das comissões.

A Mesa de Negociação foi criada por meio do decreto estadual nº 22.627/23, assinado pelo governador Rafael Fonteles, que estabelece as diretrizes de organização e funcionamento, tendo por finalidade buscar soluções negociadas para os interesses manifestados pelas categorias de servidores.