Oposição pede impeachment de Bolsonaro por “ameaça evidente” à democracia

Em requerimento entregue há pouco na Câmara, os líderes da minoria e da oposição no Congresso pedem o impeachment do presidente Jair Bolsonaro por “ameaça evidente à democracia”. “A troca de comando do Ministério da Defesa, anunciada na segunda-feira (29/03), confirmou as preocupações da sociedade brasileira acerca de uma nova investida do presidente Jair Bolsonaro com o objetivo de usar as Forças Armadas politicamente e de atentar contra as instituições republicanas e democráticas. Entre as razões que explicam a saída do Ministro, destaca-se a exigência de Jair Bolsonaro a um maior apoio dos comandantes das Forças Armadas às suas medidas mais radicais, como usar o Exército para combater o lockdown nos Estados, por exemplo”, diz trecho do documento.

O pedido exalta, ainda, que o Presidente da República exigia do Ministro da Defesa a exoneração do Comandante do Exército, já que este, entre outras atitudes de falta de apoio ao seu autoritarismo, afirmou que os militares não querem “fazer parte da política, muito menos deixar a política entrar nos quartéis” e se recusou a comentar julgamentos do STF. “Bolsonaro atenta principalmente contra o livre exercício dos Poderes e do Judiciário”, prossegue o texto.

Segundo o documento, com a crise, além dos riscos para a manutenção da ordem democrática, cabe destacar que diversos integrantes do alto escalão das Forças Armadas “avaliam como perigosas manifestações do presidente que possam estimular quebra de hierarquia, um dos pilares fundamentais da organização dos militares”. Assinam o pedido os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jean Paul Prates (PT-RN) e os deputados Alessandro Molon (PSB-RJ), Marcelo Freixo (Psol-RJ) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).

(Do Site CONGRESSO EM FOCO PREMIUM)

Compartilhar